TOP 5_Blogues de Intelectuais_RN

Atenção para o top de 5 blogues de intelectuais locais (ou radicados no RN).

 

Como eu disse ontem, estou aprendendo a mexer nas cousas por aqui. Assim como terei que apreender a disciplina da atualização diária.

 

Coloquei o blogue no ar com algumas indicações de outros blogues e sítios de gente que tem espaços virtuais. Foram poucos, mas aos poucos, vou crescer a lista de endereços ali do lado para que os leitores deste espaço possam conhecer outras pradarias virtuais para lá de batutas e ótimas de navegar.

 

Mas vamos ao top 5 de hoje.

 

5

Como é o nome?

A margem Subjetiva da Verdade.

Onde fica?

http://amargemsubjetivadaverdade.blogspot.com/

Quem é?

Lucílio Barbosa, poeta.

Como é que é mesmo?

Lucílio é biólogo marinho com mestrado nas letras de música do cantor Belchior. Acho que em algum lugar da juventude ele leu que no futuro a versatilidade seria valorizada e acabou estudando assuntos bastante díspares. Como o futuro nunca chegou para ele, Lucílio se viu obrigado a viver eternamente no presente e acabou sendo condenado a trabalhos forçados numa agência de propaganda como redator publicitário. Entre um trabalho e outro, escreve pedidos de resgate codificados que afirma serem poemas. O departamento de Lingüística da UFRN tem estudado exaustivamente as poesias de Lucílio e já anunciaram a revelação do que vem sendo chamado de “Código Lucílio” para o futuro próximo. Ao saber dessa notícia, nosso biólogo-mestreembelchior-redator-poeta-modelo-e-atriz respirou aliviado. Uma vez que ele sempre vive no presente, jamais verá revelado o seu código poêmico. Sugiro que vocês tentem revelar as poesias de LuB acessando o seu blogue.

O que você não vai encontrar por lá:

Louvores ao novo CD de Marcelo Camelo.

biólogo marinho com mestrado em Belchior.

Lucílio Barbosa: biólogo marinho com mestrado em Belchior.

 

 

 

4

Como é o nome?

Substantivo Plural

Onde fica?

www.substantivoplural.com.br

Quem é?

Tácito Costa, jornalista.

Como é que é mesmo?

Tácito Costa acredita na ética, na democratização da cultura e no debate amplo e aberto em torno de temas edificantes para Natal e o Rio Grande do Norte. Tácito também é entusiasta na Internet e trabalha por um alto índice de audiência. Por isso abriu espaço em seu blogue para quem quiser se manifestar sobre qualquer assunto relacionado à cultura. Com seu jeito de boa gente e vocação para diplomata cativou muitos intelectuais a frequentarem sua página. O que Tácito não contava era que os escritores, artistas, professores, jornalistas culturais e bibliófilos natalenses fossem mais barraqueiros que colunistas sociais e ex-mulheres de políticos juntos. Com isso o Substantivo Plural, que deveria ser uma espécie de Café São Luís das ondas internéticas, acabou se tornando uma versão tupiniquim e internética daquele antigo programa da MTV estadosunidense “Celebrity Death Match” em que artistas se degladiavam e distribuíam sopapos uns contra os outros. O fato é que o sítio do Tácito, em vez de servir de cenário para bons papos, é utilizado como um ringue para brigas de artistas e escritores com o córtex cerebral mais desenvolvido que a média da população. Os constantes embates, provocações, desaforos e declarações de indignação têm elevado a audiência do SP a níveis estratosféricos. Isso só mostra a sagacidade do grande Tácito que nos prova na prática que a sua fé na internet está mais do que certa.

O que você não vai encontrar por lá:

A ordem dos shows do Circo da Folia para o Veraneio de Pirangi.

 

3

Como é o nome?

Aílton Medeiros, jornalista.

Onde fica?

www.ailtonmedeiros.com.br

Quem é?

Aílton Medeiros, jornalista.

Como é que é mesmo?

Jornalista, fanático por informação, torcedor do Botafogo, metralhadora giratória, garimpeiro da internet, Aílton se apraz em destinar gentilezas às mais diversas personalidades da mídia e da política natalense. Tem mais desafetos que o Daniel Dantas, o Edmundo e George W. Bush somados e é famoso por dizer coisas que ninguém tem coragem de dizer. É fã de Paulo Francis e vive detonando gente como Gilmar Mendes, Reinaldo Azevedo, Thaísa Galvão, Marco Aurélio Sá, José Agripino, Cassiano Arruda, Woden Madruga, Vicente Serejo, Robinson e Fábio Faria, Carlos Alberto Parreira, etc, etc,etc… A cobertura das eleições deste ano feita por ele esteve entre as mais divertidas do pleito.

O que você não vai encontrar por lá:

Um soneto em homenagem a Felipe Maia.

 

2

Como é o nome?

Balaio Vermelho

Onde fica?

http://balaiovermelho.blogspot.com/

Quem é?

Moacy Cirne, escritor.

Como é que é mesmo?

Moacy Cirne é cinéfilo, especialista em quadrinhos, poeta, escritor de uma ruma de livros e blogueiro de primeira hora. O seu Balaio Vermelho migrou da versão impressa (o velho e bom fanzine) para o e-mail e posteriormente para o blogue. Quem quiser aproveitar boas dicas de leitura e filmes clássicos, além de saber um pouco mais sobre as histórias em quadrinhos, sugiro que acessem.

O que você não vai encontrar por lá:

Dicas para assistirem Transformers, Anaconda 2 e American Pie 3.

 

O titular deste blogue posa com o escritor Moacy Cirne ao lado dos amigos Daniel Guanabara e Caio Vitoriano.

O titular deste blogue posa com o escritor Moacy Cirne ao lado dos amigos Daniel Guanabara e Caio Vitoriano.

 

1

Como é o nome?

Pablo Capistrano

Onde fica?

www.pablocapistrano.com.br

Quem é?

Pablo Capistrano, escritor e filósofo.

Como é que é mesmo?

Uma das mentes mais brilhantes da cidade atualiza constantemente sua página onde publica suas crônicas semanais sobre cotidiano, música, literatura, cultura pop e filosofia. No terreiro de Pablo você também pode ler uma entrevista com o autor e saber mais sobre os livros publicados por ele. O professor é a favor de uma suruba planetária como solução para os problemas raciais e explica que começou a escrever por duas razões básicas: não sabe desenhar e é perna de pau no futebol.

O que você não vai encontrar lá:

Rapaz, o pior é que Pablo é capaz de falar de tudo com a mesma desenvoltura: desde iogurte achocolatados à irracionalidade por trás do amor clubístico no futebol.

Pablo Capistrano, a Márcia Tiburi brasileiro.

Pablo Capistrano, a Márcia Tiburi brasileiro.

 

 

 

6 – Faixa bônus

Blogue da Kriterion

Como é o nome?

Jairo Lima, escritor, publicitário e livreiro.

Onde fica?

www.kriterion.zlg.br e também no Mercado de Petrópolis.

Como é que é mesmo?

Jairo Lima é pernambucano, mas reside em Natal há vários anos, o que faz dele um potiguar honorário. Por essa razão ele entrou na faixa bônus desse top 5. A Kriterion está sempre abastecida de bons livros e Jairo está sempre aberto ao monólogo. Na verdade, ele é uma espécie de Forest Gump do Capibaribe que já viu e viveu de tudo, além de ter topado com muita gente boa e talentosa. Portanto, quem quiser ouvir boas histórias, comprar alguns belos tomos da boa literatura e ainda encher o bucho com os deliciosos almoços de sábado, passa no Mercado de Petrópolis. O blogue é um compêndio de citações, referências, textos ilustres e interessantíssimos, além das ótimas entrevistas Hai-kais, invenção de Jairo ao melhor estilo bate-e-pronto.

O que você não vai encontrar lá:

A bibliografia completa de Maitê Proença.

Anúncios

Tags: , , ,

8 Respostas to “TOP 5_Blogues de Intelectuais_RN”

  1. Ailton Medeiros » Blog Archive » ESTE BLOG É DO FIALHO Says:

    […] Para acessá-lo clique aqui. […]

  2. Moacy Cirne Says:

    Danou-se, minha Nossa Senhora das Bicicletas Enferrujadas (essa eu ouvi numa velha chanchada dos anos 50), sou Top 5, ao lado de gente boa… Quanta responsabilidade, rapaz!

  3. Flávio Rezende Says:

    Alma boa, que bom ter suas letrinhas do bem em mais um espaço. Invada o mundo e o torne mais decente. Tem gente que vai gostar. Luz e paz, Flávio Rezende e Andrea Browne, seus fãs

  4. Adriana Says:

    Muito boa a lista!!
    Melhor ainda a sinopse… e sem comentários para o que podemos encontrar em tais referências… rsrs..

  5. Gustavo Svensson Says:

    Adorei o Top 5.

  6. Barbosa Says:

    Gostei… poucas vezes entrei no do Aílton, gosto da atitude “falar o que não se tem coragem…”. Se não me engano ele participa ou participou (pois deixei de acompanhar) um debate num programa da FM Tropica. Vibro muito com as tiradas desse broder aí…

    Olhei os demais. O mais punk de um blog, acredito ser a atualização.

  7. carlos pacheco Says:

    Parabens Caca, dê continuidade ao seu trabalho, pois como Escrito voce

    já tem o seu nome formado.

    Um forte abraço

    Carlinhos Pacheco

  8. Pablo Capistrano Says:

    Pô Fialho, valeu pela descrição do site e pela gentileza de me colocar na sua lista. Nunca pensei que você me achasse “gostosa” como a Márcia Tiburi. Mamãe sempre disse que se eu não fosse filósofo seria modelo e ator, ou pelo menos trabalharia em um programa de TV com a Maitê Proença.
    Um abração cara.
    Keep on the beat!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: