Clotilde Tavares com saudade de Natal

A postagem de hoje foi retirada da coluna da Diginet de Clotilde Tavares. Um belíssimo texto de saudade. Gostei muito.

Encontro na capital paraibana em 2007

Encontro na capital paraibana em 2007

Saudade de Natal!

Abro a minha caixa de e-mails e começo a ver nos blogs e nas listas as novidades dessa cidade impossível, dessa cidade querida, dessa cidade onde vivi trinta e cinco anos da minha vida, criei filhos e onde estão sendo criados os meus netos.

Da última vez que estive aí, em fevereiro, Cassiano Lamartine me levou para almoçar no Mazzano. Quando descemos do carro, que eu olhei o Morro do Careca e o mar azul de Ponta Negra bem ali, fiquei feito uma besta, chorando de saudade.

Flávio Freitas me manda por e-mail sua última tela, e eu sinto saudades.

Carlos Fialho lança seu novo livro, numa festa de arromba, e eu fico sabendo das notícias, mas não, eu não estava lá. E me dá saudade.

Saudade de Natal, onde os amigos me beijam e onde eu beijo com carinho a careca de Leo Sodré, e sinto que todos continuam morando no meu coração parahybano, mesmo eu estando tão longe.

Abro um site e vejo uma foto de Nei Leandro de Castro, meu Ojuara querido, num sarau da Aliança Francesa, tão sério que me dá vontade de virar de novo Clotilde Alicate e ir fazer umas graças somente pra ele tirar aquela máscara de intelectual e dar umas boas gaitadas.

E por falar em Aliança Francesa lembro da minha amiga Elvirinha, mais que amiga, minha irmã, blessed be.

Ai, que saudade de ir lá no Dr. Scholl da Engenheiro Roberto Freire e fazer meu pé com Paulo, com suas mãos de ébano, deixando meu pé novinho em folha, como no dia em que eu nasci.

Saudade de comer spaghetti alla vodca no Pizza Pazza e escutar as conversas de Valter, que me fala da sua Itália Natal, de Udine, das cidades estreladas, star-shaped cities, lindas de se olhar de cima.

Saudade de Henrique Fontes e das nossas conversas sobre todas as impossibilidades teatrais que nos cercam, e das nossas lutas frustradas em busca do sindicato da categoria que não vingou porque uma andorinha só não faz verão, mesmo que essa andorinha se chame Clotilde Tavares, acompanhada pelo andorinhão Henrique Fontes.

Saudade também do meu eterno partner Marcos Bulhões, sempre atrasado ou ausente nos encontros, sempre em tumulto, sempre metido em algum fight com alguém ou algo.

Saudade da minha família, tanto a família de sangue como a família de afinidade: dos meus meninos Rômulo e Ana Morena, do meu genro Anderson Foca, dos meus netos Isabela e Marcelo, do meu afilhado Vinicius, das minhas noras Viviane e Telma, de Lucidete e Freitas, de Luciana e Thiago, de Ricardo e Andrezza, Evandro e Paulinha, e meus bichos, Tupiara, Irlanda e Teobaldo.

Saudade de zanzar pelos shoppings, olhando as vitrines, comendo besteira, remexendo horas nas estantes das livrarias, saudade de Ronaldo & Rose, e também de Cícero & Aldair, que deixaram os livros mas continuam sendo uma das referências literárias do meu coração.

Saudade de pegar o carro num domingo à tarde e rever todos aqueles lugares que gosto, num passeio preguiçoso pelas ruas calmas, numa hora em que todo mundo está na praia ou sei lá onde, de ver meus lugares prediletos antes que a marreta do progresso os ponha abaixo, como já fez com tantos.

Cada esquina uma história: aqui eu fiz isso, ali me aconteceu aquilo, acolá eu morei e fui feliz, adiante foi horrível, lembra? Clotilde. Lembro, lembro de tudo de tudinho, de cada momento, bom ou ruim, de cada alegria, de cada bobeira, de cada pessoa, do sabor de cada boca, do perfume de cada noite enluarada.

Saudade, saudade, saudade.

Ô cidade impossível, que me faz ficar troncha de saudade, com as pestanas salgadas e úmidas.

Será que um dia vou voltar?

 

Clotilde Tavares
João Pessoa – PB
Umas & Outras – http://clotildetavares.wordpress.com
Twitter –
http://twitter.com/ClotildeTavares
Colunas do Correio da Paraíba
http://umaseoutrasnocorreio.blogspot.com
Fotoshttp://www.flickr.com/photos/clotildetavares
Colunas no Portal Diginethttp://colunas.digi.com.br/author/clotilde/
O Clã Santa Cruzhttp://www.clotildetavares.com.br/genealogia

Tags: ,

Deixe um comentário

