Cantos das Cidades 6 – Comentaristas Improváveis (MG)

Precisava escrever uma das histórias do “Cantos das Cidades que se passasse em Belo Horizonte. Escolhi então uma banda que gosto desde muito tempo e um tema sobre o qual estou bastante habituado: futebol. A frase “Que emocionante é uma partida de futebol!” retirada da música “Uma partida de futebol” do Skank (escrita pelo Nando Reis, vale o registro.) foi a eleita com justiça.

Criei um mote para o conto, os comentaristas, usei BH como cenário e Minas como referência. Daí só precisava de uma contribuição local para dar mais autenticidade. Para minha felicidade, o escritor Sérgio Fantini topou a parceria e finalizamos o texto a 4 mãos. Ficou divertido, acho. Já mostrei para alguns amigos (leitores e boleiros) e eles gostaram.

Um trechinho para degustação:

“…Imaginem, por exemplo, como seria a atuação do comentarista de gramado.

– Boa noite, povo de Minas. Seja bem-vindo ao estádio Governador Magalhães Pinto, o nosso Mineirão. Para saber das condições do campo, vamos ouvir o nosso comentarista de gramado.

– Boa noite. O gramado até que está razoável com um comprimento de regulares 10 centímetros a partir da raiz. Por se tratar de verão, quando predomina o tempo quente, a espécie escolhida é a gramus desérticus, que apresenta uma maior resistência às condições climáticas da estação. Uma peculiaridade do campo é um morrinho artilheiro encontrado na área à esquerda da cabine. Foi contando com a ajuda deste morrinho que Dada Maravilha voou feito beija-flor para liquidar o campeonato de 71.

– Essas condições favorecem alguma das equipes?

– O Democrata acaba levando vantagem, pois historicamente costuma jogar com chuteiras de trava baixa, mais adequadas às condições do solo, principalmente para os atacantes mais pesados, que muito se adaptam à espécie gramus desérticus.

Outra categoria de comunicador que também faria bastante sucesso seria o comentarista de guloseimas. Neste caso em particular, sua presença só funcionaria no rádio, pois o público interessado em seus comentários é o que freqüenta estádios.

– … e vamos aproveitar que o jogo está parado para ouvir o nosso comentarista de guloseimas, direto das arquibancadas do Independência!…

E uma dica da hora. Quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho do Sérgio Fantini, leia o livro “A Ponto de explodir”.

05 a ponto de explodir

Vocês podem adquirir um exemplar com o próprio autor no e-mail sergiofantini@gmail.com.

Anúncios

Tags: , , , ,

Uma resposta to “Cantos das Cidades 6 – Comentaristas Improváveis (MG)”

  1. Daniel Dantas Says:

    hei,

    se o Flamengo for campeão, vc está proibido de voltar ao Brasil… será prova do seu pé-frio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: