O Homem Lento – Trechos

Concluí a leitura de “O Homem Lento” do sul-africano J. M. Coetzee. Tinha curiosidade ler o autor, uma vez que é detentor de um prêmio Nobel de Literatura. O livro é bom, mas confesso que esperava mais de um autor premiado com o Nobel. Pretendo ler outras obras dele mais pra frente. Por hora, fiquem com alguns trechos que grifei do romance.

***

“Claro que ele não é um caso especial. Tem gente perdendo membros ou o uso dos membros todos os dias. A história está cheia de marinheiros de um braço só e de inventores em cadeiras de rodas; de poetas cegos e  reis malucos também. Mas no caso dele, o corte parece ter distinguido o passado do futuro com uma clareza de tal forma incomum que dá um novo sentido à palavra novo.”

“Mas o momento passa e eles não aproveitam, coisa que, depois, olhando em retrospecto, ele agradece. Não quer se tornar objeto da caridade sexual de mulher nenhuma, por mais bem intencionada.”

“Ele não tem certeza se jamais gostou de paixão ou aprovou isso. Paixão: um território estrangeiro; uma aflição cômica, mas inevitável, como caxumba, que se espera sofrer ainda jovem em uma de suas variedades mais brandas, menos devastadoras, para não pegar com maior seriedade depois.”

“Estou pouco me importando se você me contou histórias inventadas. Nossas mentiras revelam tanto de nós quanto nossas verdades.”

“Cresça! Viva como herói! É isso que os clássicos nos ensinam. Ser um personagem principal. Senão, para que vale a vida?”

“Eu sou um rebotalho, metal inferior. Não sou redimível. Não tenho nenhuma utilidade para você, para ninguém. Não tenho valor. Pálido demais, frio demais, medroso demais. O que levou você a me escolher? O que lhe deu a ideia de que poderia fazer alguma coisa comigo? Por que ficar comigo?”

Tags:

Deixe uma resposta

