Coluna da Digi # 103 – Papa essa, Brasil!

Ah, a Copa de 90! Que celebraçãpo do futebol arte, não foi mesmo? Este texto foi concebido a partir da ideia do autor Thiago de Góes (“Contos Bregas”, “Lobas, Deusas e Ninfetas”) de escrever contos sobre os anos 80. Brinquei com o fato de que o ano de 1990 faz parte da década de 80, apesar de as pessoas em geral não considerarem isso. Foi então que resolvi escrever um texto cheio de ironia a respeito da pior Copa do Mundo de todos os tempos.

Abraços.

***

Papa essa, Brasil!

Eu acho que agora vai! Depois de 20 anos chegou a hora de a gente papar essa Copa do mundo. E olhe que eu tenho uma intuição muito boa, boa mesmo. O Collor, por exemplo, começou mal, com essas medidas impopulares, mas pra fazer as coisas darem certo no Brasil, com esses tantos problemas, tem que ser radical mesmo. Um remédio, pra ser bom, tem que ser amargo. Senão remédio seria pizza, né não? Meu pai é que quase teve um treco quando tomaram a poupança dele, mas depois se recuperou, ou quase, e tirando os remédios pra pressão alta e depressão, está levando uma vida próxima do normal.

Mas, fanado de coisas boas, a seleção vai ganhar a Copa sim. Eu tenho fé nisso. Veja a Copa América do ano passado. Demos um baile, jogando bonito, vencendo os rivais. Inclusive a Argentina que vinha com toda aquela banca de campeã mundial. Dançaram bonito no Maracanã. O Lazaroni é aquela coisa, né? Estrategista, com boas peças na mão. Na defesa tem o Taffarel, o Jorginho, o Branco, Mozzer. Na frente tem o Careca, o Muller e ainda Bebeto, Romário e Renato no banco. Só não gosto muito do Dunga, sabe? Não acho que esse aí vá a lugar nenhum. Mas, enfim, se a gente for campeão, ele também vai estar na foto do tetra. Aliás, voltando ao Lazaroni, vocês viram como ele está bem como ator naquela propaganda da Fiat? Hehehe. Muito engraçado.

E vamos que vamos, ao ritmo da Lambada, conquistar a Itália. Por falar nisso, minha irmã virou professora de Lambada. Aquela ali está feita. Vai se dar muito bem na vida, pois não dou 5 anos para o ritmo paraense desbancar o samba como símbolo da música brasileira no mundo. Com certeza, não nenhuma moda. É uma profunda mudança de costumes e valores culturais. A Lambada veio pra ficar. Pode confiar.

E podem confiar em meus palpites futebolísticos também. A Holanda é a campeã europeia. Por isso acho que vai bem longe. Certamente vai fazer a final contra o Brasil. Não acredito nas outras seleções. Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental e Argentina não vão chegar longe dessa vez. E olhe que os donos da casa têm pinta de favoritos. Argentina e Alemanha também porque foram finalistas no México, mas nenhum deles vai ficar de pé se cruzar com Brasil ou Holanda.

Sabe qual é uma equipe que pode surpreender? O Uruguai. Em 86 Francescoli já deu um show e acredito que agora eles também vão arrebentar. É capaz de pintar numa semifinal. Outro time sul-americano que pode ser uma zebra é a Colômbia. Aquelas saídas do Higuita para driblar fora da área irritam os adversários a ponto de deixá-los sem ação. Ele ainda vai aprontar uma das suas nessa Copa. Alguns acham que é irresponsabilidade, mas eu e minha intuição sabemos que não vai acontecer nada de errado com os colombianos por causa daquilo. É capaz que, em uma dessas jogadas, ele dê início a uma jogada de gol na Colômbia.

O que ainda é triste é o fato de as equipes asiáticas e principalmente as africanas serem enormes sacos de pancada, meros coadjuvantes para que europeus e sul-americanos exibam seu talento. Já na abertura a gente vai ver. A Argentina vai dar uma surra em Camarões e vão se achar os favoritos absolutos. Ouvi dizer que Camarões tem um centroavante de 38 anos de idade. O nome dele é Roger Milla. Minha Nossa Senhora! O que é que esse senhor vai fazer numa Copa do Mundo? Tá na cara que vieram passar vergonha.

E aposto no artilheiro também. Vai ser o Van Basten. Seguro que vai. Ou talvez o Lineker ou algum brasileiro. Da Itália é que não vai ser. Aquele futebol feio, amarrado, sem criatividade. O pessoal tá dizendo que o Brasil está querendo jogar à italiana, mas… que nada! O Brasil vai testar esse esquema de 3 zagueiros, mas logo vai mostrar sua categoria, malemolência, futebol moleque e, esquemas italianos à parte, vamos vencer uma linda final contra a Holanda.

Enfim, quem quiser pode anotar o que eu estou dizendo. Sou muito bom em previsões e tudo o que eu disse vai acontecer. O Brasil vai ganhar a Copa de 90 depois de 20 anos, o Collor vai ser um grande presidente, a Lambada vai ser o ritmo essencialmente brasileiro, tomando o lugar do Samba e muitas outras coisas que a minha intuição está me dizendo. Podem confiar. Eu sou infalível!

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

