Coluna do Novo Jornal – 019 – Qualquer dia é dia – 01º.01.2011

Qualquer dia é dia.

– Alô.

– Silvino?

– Eu.

– Queria te dar os parabéns. Desejar felicidade, muitos anos de vida e todas aquelas coisas que dizemos aos amigos em datas especiais como a de hoje. Feliz aniversário mesmo, meu irmão. Perdoe o discurso protocolar, mas o que de mais interessante se pode dizer num dia como hoje do que a obviedade das palavras consagradas, a repetição das construções tradicionais, a louvação de fórmulas ancestrais?

– Só que…

– Já sei. Você vai dizer que não precisava me incomodar, que não liga pra datas e outras milongas que a humildade lhe impele a dizer.

– Não, cara. É que hoje não é meu aniversário. A gente está em janeiro e só completo anos em setembro.

– Eu sei.

– Então, por que ligou?

– É que eu decidi sistematizar minhas ações para este ano. Cheguei à conclusão que perdia muito tempo com certas tarefas cotidianas que se repetiam durante o ano inteiro. Por isso estou otimizando o meu tempo em 2011. Vou poupar muitas horas e, consequentemente, produzir mais, se fizer tudo que tem data marcada em um mesmo dia. Por isso, hoje, dia 2 de janeiro, vou ligar pra todos os meus amigos e desejar um feliz aniversário.

– Tem certeza que isso dá certo?

– Claro. Você já se vê livre de congratulações pelo resto do ano.

– Mas não é a mesma coisa, né? Tem toda a simbologia da data, o valor de você lembrar da pessoa no dia dela.

– Essa é uma desculpa esfarrapada de quem tem preguiça de empreender um planejamento bem feito, meu caro. No caso dos aniversários dos amigos, a gente pode se antecipar. Já se sabe muito antes quando vão ocorrer os eventos. Também é certo que teremos que reservar um espacinho do nosso dia para transmitir os parabéns a quem completa mais um ano. Então, por que não concentrar todos os telefonemas num só dia? Além do mais, lembrei de você antes de todo mundo, não foi? Aposto que fui o primeiro a te dar parabéns.

– É. Foi. Beleza então. Valeu, cara. Obrigado.  Tchau.

– Peraí, tem mais uma coisa.

– O que?

– Feliz Natal, meu bróder e um 2012 sensacional pra você e toda a família. Muita saúde, paz, alegria, dinheiro, amor…

– Pelo amor de Deus!

Tags: , ,

Deixe uma resposta

