Boas leituras virtuais

Amigos, para celebrar a volta do blogue, resolvi compartilhar (este verbo tão em voga) com vocês uns links especiais para textos deles que são, na minha opinião, alguns dos melhores cronistas da atualidade. Fiz uma listinha de 7, de origens diversas. Todos podem ser encontrados fartamente na net e são ótimos para as leituras de fim de expediente, quando quer dar aquela relaxada no trabalho, antes de ir pra casa. Ou para ler em casa, no iPad, no smartphone, enfim, o importante é que vocês leiam.

 

ANA ELISA RIBEIRO (MG)

Ana Elisa por Adriana Gonçalves - Estúdio Imaginário 2Foto: Adriana Gonçalves

Comecemos pelas damas, como convém. A mineira Ana Elisa Ribeiro arrebenta em seu espaço quinzenal no portal de literatura Digestivo Cultural. Abaixo, seguem alguns links para crônicas dela. A partir deles, vocês poderão encontrar muitas outras. Afinal, são mais de 10 anos de colaboração periódica com o sítio cultural paulistano.

http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=2631&titulo=O_menino_mais_bonito_do_mundo

http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=3701&titulo=Se_ele_nao_me_le

http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=2155&titulo=Dar_titulos_aos_textos,_dar_nome_aos_bois

 

DANIEL GALERA (RS)

daniel_galera

Daniel Galera é o escritor preferido da cena contemporânea, escolhido por grande parte dos leitores e críticos que acompanham a cena atual. Posso falar bastante à vontade sobre seu trabalho, pois li todos os seus livros, exceto o mais recente que lerei em maio quando o autor virá a Natal para lançá-lo. Fiquei muito feliz quando saiu a notícia de que o gaúcho assinaria uma coluna no jornal O Globo. Abaixo seguem dois links que catei, mas se vocês perserverarem, poderão encontrar tudo que saiu até o momento, pois a coluna estreou há pouco.

http://oglobo.globo.com/cultura/o-reader-a-direcao-oposta-7934350

http://oglobo.globo.com/cultura/superando-autoficcao-7410285

 

ANDRÉ LAURENTINO (PE)

gr_andre_laurentino_maior

André publicou um romance muito do batuta chamado “A paixão de Amâncio Amaro”. Sua colaboração com o Guia do Estadão é bem antiga e rende a atualização periódica do blog “CADERNO DE VIDRO”, cujo link podemos ver logo abaixo. Lá vocês poderão encontrar muitas preciosidades na forma de textos cotidianos, genialidades travestidas de recortes do dia a dia. Enfim, se eu for ficar elogiando o cara… tem pano pra manga pra escrever uns 10 parágrafos seguidos.

http://andrelaurentino.blogspot.com.br/

 

ANTONIO PRATA (SP)

Prata

“Puta que pariu! É o melhor cronista do Brasil!” gritam os leitores que lotam auditórios, livrarias e feiras literárias, ávidos pelas palavras do ídolo que começou na revista Capricho, passou pelo Guia do Estadão e hoje, escreve na Folha de São Paulo. Eu só posso fazer coro com os leitores. Antonio Prata é, para mim, o melhor texto curto de humor desse país. Ele é foda! O resto é rascunho.

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/antonioprata/

 

ARTHUR DAPIEVE (RJ)

z arthur dapieve

Sou leitor do Dapieve desde a adolescência. Comecei com o seu livro BROCK, que contava a história do Rock Brasileiro dos anos 80. Depois disso, li tudo dele que saiu em livro. E tornei-me também leitor de sua coluna no jornal O Globo. Por razões que não sei explicar, abandonei sua leitura nos últimos anos, mas semana passada me deparei com uma crônica sua (sobre o programa de humor Porta dos Fundos) e me bateu um alerta: como pude deixar de acompanhar o que o cara escreveu nos últimos 5 ou 6 anos? Imagina a quantidade de referências que não perdi. A verdade é que o Dapieve deveria publicar mais um livro de crônicas, a exemplo de “Miúdos Metafísicos”, livro estupendo que pode ser achado na Estante Virtual.

http://oglobo.globo.com/cultura/humor-terapeutico-7908568

http://oglobo.globo.com/cultura/chico-country-4453532

http://oglobo.globo.com/cultura/epifania-roqueira-7456551

 

PABLO CAPISTRANO (RN)

Reduzida-Pablo-por-Giovanna-e-Geórgia-27Foto: Giovanna Rêgo

Pablo é um mestre da crônica. Filósofo de formação, passou a escrever crônicas periódicas em jornais de Natal. Publicou um romance chamado “Pequenas Catástrofes”, um livro de contos: “É preciso ter sorte quando se está em guerra” e um genial livro de crônicas, no qual conta a história da filosofia através de textos curtos e leves: “Simples Filosofia”. Todas as crônicas que escreve são postadas em seu site pessoal, cujo endereço segue abaixo:

http://www.pablocapistrano.com.br

 

JOCA REINNERS TERRON (MS/SP)

Joca Terron

O Joca é um dos caras mais cultos e inteligentes que eu conheço. Seu domínio sobre a literatura, seja como autor ou como conhecedor de grandes escritores e obras, é de impressionar. No blogue da Editora Companhia das Letras, Joca divide conosco parte de seus conhecimentos. Quinzenalmente, ele atualiza sua coluna, sempre a nos contar algo inteiramente novo para nós a respeito de escritores, livros e afins. Recomendo.

http://www.blogdacompanhia.com.br/category/colunistas/joca-reiners-terron/

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: