Coluna do Novo Jornal – 092 – A Secretaria da Gambiarra – 02.06.2012

A Secretaria da Gambiarra

gambiarra_043

Na Secretaria da Gambiarra tudo é na base do improviso. A palavra de ordem é disposição e o maior elogio possível é “proativo”. A prefeita não esconde sua satisfação com o desempenho da pasta criada em sua gestão. Hoje, não é excessivo dizer que tal setor do executivo municipal é o que melhor funciona, propagando à população o estilo de governar da alcaidessa. Há muitas versões sobre como surgiu tal secretaria e de quem teria sido a ideia de implementá-la, porém a maior parte delas é inventada na hora e, por isso, carecem de veracidade. Sabia-se apenas que o responsável pelo setor era um gato, para sustentar a credibilidade do cargo à força de um mau trocadilho. Investiguei sua origem e constatei que tudo começou numa pequena salinha na SEMSUR, conhecido como o “Setor da Gambiarra”. Era lá que autorizavam as ligações extras de energia para iluminar ruas no período junino.

A presteza com que os poucos membros da pequena sala resolviam os problemas logo ganhou fama entre os funcionários das outras secretarias. A necessidade de contornar situações desfavoráveis na hora, sem grandes recursos, com rapidez e criatividade fez com que os trabalhadores comissionados do setor ficassem conhecidos como os novos MacGyvers. Quando soube que uma pequena parte da parte de sua equipe estava ganhando elogios em detrimento de todos os demais que só recebiam ingratidão e críticas vorazes da população, a chefe decidiu dar mais espaço aos jovens funcionários. Desalojou alguma secretaria inoperante à qual não teve grandes dificuldades em encontrar e instalou a recém-criada SEGAM. Era seu desejo que a gestão tivesse uma marca positiva, que ela agregasse valores positivos a sua imagem logo após deixar o mandato. Quem sabe ela não conseguia virar um mote, um slogan, cair na boca do povo, como já fizeram outros políticos? Era preciso capitalizar as coisas que dão certo, não é isso? Então? Quem sabe depois do “Senador das águas” e tantos outros que se autoproclamaram isso ou aquilo, ela não conseguia se firmar como “A PREFEITA DA GAMBIARRA”? Aquele seria ano de eleição e, enfim, era uma oportunidade.

A SEGAM provocou o fim da Secretaria de Planejamento (SEPLAN) que não tinha vingado, uma vez que os titulares desta precisavam pensar antes de fazer e, como se sabe, associar possibilidades, articular ideias, desenvolver raciocínios e planos a serem desenvolvidos num longo ou médio prazo eram demais para os pobres descerebrados escalados para a função. Uma secretaria em que não fosse preciso pensar para fazer, mas sim executar o primeiro ato que viesse à cabeça, estava mais de acordo com o estilo adotado pela prefeita desde a posse. Explica-se o fenômeno pelo fato de que o esforço demandado para pensar era tanto que os funcionários acabavam não fazendo nada.

Em pouco tempo, a SEGAM estava mostrando serviço de forma tão efetiva que praticamente todas as ações da prefeitura que eram noticiadas eram fruto do novo braço do executivo municipal. Foram eles que organizaram o show da banda “Sentando no trono”, negociaram o cachê do Padre Sábio de Melo e avalizaram os contratos com empresas terceirizadas. A Secretaria também ficou de podar a árvore de Câmara Cascudo e, num ímpeto de voluntarismo exagerado, acabou por arrancá-la. A Prefeita não ligou para a repercussão negativa. Era repercussão e isso bastava. Além disso, elogiou o fato de a equipe ter “atitude”.

É a SEGAM que gerencia o recolhimento do lixo, comanda o trânsito, cria perfis falsos nas redes sociais para defender a líder do executivo e revisa gramaticalmente os blogues de jornalistas aliadas. É ela também que fiscaliza o ritmo das obras de mobilidade para a Copa do Mundo, coordena o trânsito e programa os pagamentos de fornecedores e trabalhadores terceirizados. Enfim, ela que faz e acontece. Só uma secretaria tem aparecido com maior destaque que a SEGAM: a Secretaria Extraordinária da Piada Pronta. Mas isso já é outra história.

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: