Visita ao IFRN – São Gonçalo do Amarante

xIMG_7889

Ótimo papo com os alunos do IFRN de São Gonçalo.

Fui convidado pelo professor Milson dos Santos para uma visita ao IFRN de São Gonçalo do Amarante. O professor havia trabalhado o gênero crônica em sala de aula. Entre grandes autores como Paulo Mendes Campos e Luís Fernando Veríssimo, acabei sendo um dos autores trabalhados. Aceitei na hora e no último dia 12 de fevereiro, estive no instituto conversando com os estudantes.

Crônicas minhas foram trabalhadas em sala de aula.

O professor trabalhou crônicas minhas com a turma

A experiência foi encantadora. O trabalho do professor Milson e seus alunos são um exemplo de como um bom professor, estimulado e dedicado pode transformar a vida de jovens através do incentivo à leitura. Além de lerem os autores e relatarem suas impressões, os estudantes foram exigidos a produzirem crônicas que seguissem os estilos dos autores trabalhados em sala de aula. O grupo que ficou com minhas crônicas desenvolveu diversos textos a respeito do cotidiano do campus onde estudam. O resultado é impressionante e, no meu caso, emocionante. Aqueles jovens conseguiram reproduzir textos que em muito se parecem com minhas crônicas.

A turma também produziu textos simulando o meu estilo de escrever crônicas.

A turma também produziu textos simulando o meu estilo de escrever crônicas.

A cada leitura em voz alta dos textos, a sala explodia em gargalhada. A qualidade do que foi escrito é de cair o queixo. Espero que tenha sido tão divertido para eles escreverem quanto foi para todos que leram. Se isso tiver ocorrido, acredito que tenham sido despertadas algumas vocações literárias, ou de novos autores ou, pelo menos, bons leitores. Estão de parabéns os estudantes e o professor Milson. Pedi permissão a todos e publicarei aqui os textos do grupo que mimetizou meus escritos para que vocês possam ter uma boa ideia do que a boa educação é capaz de fazer.

 

O grupo que produziu textos inspirados nos meus.

O grupo que produziu textos inspirados nos meus.

Professor Milson dos Santos, que me deixou muito feliz e honrado com o trabalho realizado com os estudantes.

Professor Milson dos Santos, que me deixou muito feliz e honrado com o trabalho realizado.

Turma do 2º ano do Ensino Médio do IFRN de São Gonçalo. Valeu mesmo!

Turma do 2º ano do Ensino Médio do IFRN de São Gonçalo. Valeu mesmo!

Obrigado a todos o IFRN – São Gonçalo pela excelente recepção e, mais uma vez, parabéns pelo trabalho de vocês.

 

Tags: , , ,

Uma resposta to “Visita ao IFRN – São Gonçalo do Amarante”

  1. Bia Madruga Says:

    que metodologia jóia😀 nunca tinha ouvido falar de nada assim.
    também curti. (e quando for professora, vou compartilhá-la :))

Deixe uma resposta

