Coluna do Novo Jornal – 060 – Ação entre amigos da leitura – 15.10.2011

Rolou em outubro último. Deverá rolar em maio próximo.

***

Ação entre amigos da leitura

Outubro de 2010. Fui convidado pela professora de Letras da Universidade Potiguar, Klébia a conversar com estudantes do ensino médio da Escola Estadual Anísio Texeira. Eram alunos integrantes de um projeto de extensão desenvolvido por alunos da universidade, chamado “Cais da Leitura”. Era uma semana corrida para mim. Tinha acabado de voltar da campanha política para Governo e Senado, na qual havia trabalhado sob a batuta de Ênio Sinedino, Arturo Arruda e grande elenco e acabara de voltar para minha empresa, tomando pé dos clientes privados que ficaram a cargo dos meus sócios, Arnaldo e Thiago. Ou seja: estava absolutamente sem tempo para nada. E mesmo assim, não poderia recusar um convite como aquele.

Cheguei ao Campus da Floriano Peixoto às 16h de uma quinta-feira. Os estudantes me esperavam com textos meus impressos e retirados da Internet. O papo foi ótimo. Perguntaram sobre “O homem que não falava carnatalês”, a crônica seminal “Galado”, os textos de costumes locais “O Raqueiro” e “Não basta ser playboy. Tem que ser DJ.” Resultou numa conversa franca, divertida, de igual pra igual. Procurei sempre estar no mesmo nível deles, quebrando o gelo sempre, mostrando que o fato de eu ser um escritor com livros publicados não fazia de mim alguém especial e que estava tão feliz quanto eles por estar vivendo aquele momento. Ao final do papo, doei livros meus para a biblioteca da escola. E prometi à turma e à professora, levar outros escritores amigos como Patrício Jr. e Pablo Capistrano para conversarem com a turma.

Saí de lá com uma centelha de ideia na cabeça. Algo disforme e indefinido que um dia poderia resultar em um projeto mais amplo. Será que conseguiríamos estimular a leitura entre adolescentes promovendo mais encontros como aquele?

Voltemos no tempo. Corta para a praia de Porto de Galinhas, 2007. Eu participava da FLIPORTO, evento festivo, de alguns (na verdade muitos) milhões de Reais. Muita grana, pouca gente. Muita festa, poucas letras. Um desequilíbrio injusto e despendioso. Vi a literatura ser usada em prol da festa e não o contrário: uma festa que promovesse a leitura. À noite, acompanhando um show de uma banda que fazia versões roqueiras para Chico Buarque, um outro Xico, o Sá me falou: “temos que criar um evento no nordeste que promova a leitura, bicho. Isso aqui não está funcionando não. Tirando a nossa ressaca, não vai ficar nada desse evento amanhã.”

Em março de 2011, no início do novo ano letivo, voltamos à UnP para conversar com alunos do Anísio Texeira e também com estudantes de Letras. Dessa vez, levamos o mato-grossense Joca Reinners Terron, que acabara de ser premiado por seu romance “Do fundo do poço se vê a lua”. Em maio, foi a vez do mineiro Sérgio Fantini e, em agosto, do paraibano Rinaldo de Fernandes que falou para alunos da Escola Municipal 4º Centenário. A cada ida, novos livros eram doados às bibliotecas das escolas.

Em agosto, a professora Klébia, a mesma que havia me convidado a ir à escola 1 ano antes, me procurou para dar uma excelente notícia. A procura dos estudantes da Escola Anísio Texeira pelos livros da Editora Jovens Escribas doados à biblioteca da escola era altíssima. “Os livros não param nas prateleiras. Todos querem ler. Tem fila de espera. Têm alunos que já leram todos.”

Estes 3 episódios demonstram a pertinência de realizarmos um evento de incentivo à leitura voltado aos adolescentes e estendido ao público em geral. Foi então que tivemos a ideia da AÇÃO POTIGUAR DE INCENTIVO À LEITURA. Levar nossos autores para escolas, cursos de Letras e também para encontros com leitores em livrarias e locais públicos, realizando de quebra uma oficina de leitura com um especialista no assunto. Criamos o projeto, apresentamos a potenciais patrocinadores, fechamos com 4 deles (Assembleia Legislativa, ALE Combustíveis, Colégio CEI Romualdo Galvão e Cabo Telecom) e viabilizamos a vinda de 7 escritores de outros Estados, entre eles Mario Prata, Joca Terron e o potiguar residente no Rio, Nei Leandro de Castro.

Os autores visitarão as escolas Anísio Texeira, Castro Alves, 4º Centenário e CEI Romualdo Galvão. Todas as escolas ganharão livros para os acervos de suas bibliotecas. Haverá ainda debates noturnos e abertos ao público, além de uma oficina de leitura com o autor Sérgio Fantini para alunos universitários (de qualquer instituição).

A programação gratuita e aberta ao público do evento é a que segue:

 

Quarta-feira – 19.10.2011

Abertura oficial com Mario Prata e Nei Leandro de Castro na Assembleia Legislativa – 19h

Quinta-feira – 20.10.2011

Pablo Capistrano, Sérgio Fantini e Patrício Jr. batem papo na Siciliano – 18h30

Joca Terron e Rafael Coutinho batem papo na Siciliano – 19h30

Os autores presentes autografam seus livros na livraria – 20h30

Sexta-feira – 21.10.2011

Clotilde Tavares, Cláudia Magalhães e Ana Célia –18h30

Lançamento do livro “Paraíso Perdido” de Cláudia Magalhães – 19h30

Sábado – 22.10.2011

Lançamento do livro “Esporro – o underground carioca dos anos 90” de Leonardo Panço e Festa de encerramento – 16h. Centro Cultural Dosol.

 

Aproveito este espaço para convidar a todos os meus leitores para se fazerem presentes na ABERTURA OFICIAL, na Assembleia Legislativa, na próxima quarta-feira a partir das 19h. assim como no restante da programação, na Livraria Siciliano e no Centro Cultural Dosol.

Quem puder nos ajudar a divulgar o evento via Twitter ou Facebook também estará nos ajudando. Nosso Twitter é @jovens_escribas e nossa fanpage no Facebook é www.facebook.com/jovensescribas.

As inscrições para a oficina com o autor Sérgio Fantini podem ser realizadas pelo e-mail jovensescribas@gmail.com

Muito obrigado a todos e espero vê-los durante a semana.

Carlos Fialho

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: