Guia de Navegação – Nos Blogues dos Caras ESPECIAL

A internet com todo esse espírito democrático acaba se tornando um pouco terra de ninguém, não é mesmo? É como aquela canção dos Tribalistas: “não sou de ninguém, eu sou de todo mundo e todo mundo me tem”. Uma coisa meio “cu de bêbado não tem dono”, concordam? Mas, para colocar ordem na bagunça, resolvi escrever este post. São dicas da hora pra você só navegar com segurança, por sítios e blogues com selo de qualidade aferido pelos leitores e atestado pelos autores dos mesmos. Gente do gabarito de Tácito Costa, Pablo Capistrano, Caio Vitoriano, Moacy Cirne e por aí vai. A lista é longa. Então, sejam prudentes a partir de agora ao manejar o timão nas traiçoeiras marés vituais. Utilizem esta carta náutica, boas viagens e ótimos acessos!

1 – Querido Bunker – http://queridobunker.wordpress.com/

Tenho repetido sempre pra vocês que Márcio Nazianzeno é uma das minhas maiores influências literárias. Não só por gostar do que o jovem escreve, mas também por que sua fértil imaginação sempre me dá novas ideias para contos e crônicas em conversas despretensiosas em mesas de bares ou de cafés. Márcio também é afeito a leituras exóticas, estranhas e alternativas e, em razão disso, vez por outra indica um livro qualquer, de um autor novo, pouco conhecido no Brasil, e quando me ponho a ler, TOME A SIPUADA! Cousa boua! Da melhor qualidade. Conheci muitos autores incríveis assim nos últimos 5 anos: por indicação de Márcio. Por isso, recomendo o seu blogue, para que vocês possam também travar conhecimento com as dicas essenciais deste garoto de vasta cultura e glândulas sudoríparas proeminentes nas palmas das mãos.

 

2 – Caio Vitoriano – www.flickr.com/photos/caiovitoriano/

Um dos melhores (senão o melhor) artistas gráficos do RN. Caio Vitoriano é o talento herdado no DNA. Filho do artista plástico Vicente Vitoriano, Caio trabalha como diretor de arte numa agência de propaganda. Nas horas vagas, produz cartazes para clientes como o Centro Cultural Dosol, Galpão 29, e-sessions e Sgt Peppers. Também faz encartes para CDs, direção de arte de revistas e muito mais. O seu trabalho encantador pode ser visuzlizado nesta página/portfólio. Confiram e segurem o queixo!

 

3 – Chico Guedes – http://hungaromania.wordpress.com/

Numa tarde de sábado da Limbo, antiga/moderna livraria de Petrópolis, conheci o professor de línguas Chico Guedes. Naquela semana, havia falecido o jogador húngaro Puskas e Guedes era apaixonado pela Hungria, havia morado lá vários anos e se tornara tradutor de húngaro. Inclusive, iniciava uma pesquisa a respeito de jovens escritores magiares para poder traduzi-los ao português. Daí a uma possível publicação da ideia maluca de Chico pelos Jovens Escribas foi um pulo. Hoje, algum tempo depois, a coisa começa a virar realidade. Chico finaliza as últimas traduções, o livro vai para revisão de português muito em breve e, em seguida, receberá uma direção de arte caprichada. Ano que vem (a previsão inicial é abril) sai a obra organizada por ele dentro do projeto JE 2010. Aqui neste endereço vocês podem saciar um pouco a curiosidade sobre as literaturas húngaras pesquisadas por Chico.

 

 4 – Patrício Jr – www.pariciojr.com.br

 O portal de Patrício Jr. tem um pouco de tudo. Crônicas, podcasts, textos de colaboradores, novidades culturais, agendas. Vale a pena passar por lá de vez em quando e confererir seu conteúdo.

 

 5 – Internetcidade – http://internetcidade.wordpress.com

 Paulo Celestino é um dos jornalistas mais atuantes que já passou pelos corredores do setor V da UFRN. Um dos criadores do histórico fanzine “AZ Revista”, vive há muitos anos em São Paulo onde ensina comunicação numa faculdade paulista e trabalha numa empresa de assessoria de imprensa. Quando lhe sobra tempo, realiza entrevistas para o seu blogue, com atualizações mensais. Nas postagens, faz uma relação dos seus entrevistados com as suas cidades, os lugares onde vivem. Entre os já consultados por Paulo estão o carioca Marcelo Moutinho e os potiguares Nei Leandro de Castro, Emanuelle Albuquerque e Pablo Capistrano.

 

 6 – RevistaCatorze – www.revistacatorze.com.br

 Tudo o que eu poderia dizer sobre a revista Catorze já o fiz em formato de crônica da série “Realizadores”. É uma revista virtual que põe em prática jornalismo cultural de qualidade, como a gente pena pra ver nos jornais locais. Com imaginação e criatividade, os garotos e garotas vão produzindo entrevistas, matérias, resenhas, coberturas de eventos (MADA, Flipipa, Feira do Livro do Seridó) e as ótimas reportagens em quadrinhos que muito lembram os livros do Joe Sacco. Vale a pena passar por lá sempre!

 

7 – Fabrício Cavalcante – http://fabriciocavalcante.blogspot.com/

 Um manipulador de imagens para a publicidade. A qualidade do trabalho de Fabrício é impressionante. Tanto que apenas agências em Natal que realmente prezam pela qualidade como Comitê Criativo e Art&C recorrem aos seus préstimos. A maioria dos clientes do profissional está fora do território potiguar como em Recife, Rio de Janeiro e até fora do Brasil.

 

 8 – Antonio Prata – http://blog.estadao.com.br/blog/antonioprata/

 Um dos melhores cronistas do Brasil na atualidade. Seus textos são divertidíssimos, hilários, de morrer de rir. Para espairecer, não há nada melhor que acessar sua página. Mas cuidao para não ficarem viciados.

 

 9 – Dosol – www.dosol.com.br

 O coronel ânderson Foca comanda com rigor militar as ações do complexo Dosol. É um centro cultural, estúdio de gravação, selo/gravadora, rock bar, festival de rock, portal de internet e muito mais. No endereço acima, vocês poderão conhecer novidades do cenário rock, ouvir e conhecer novas bandas do Brasil e do mundo. Tem a TV Dosol com vídeos, entrevistas, conteúdo. O portal conta ainda com a colaboração de vários jornalistas dos 4 cantos do país. É O ROCK!

 

10 – Substantivo Plural – www.substantivoplural.com.br

Um fórum de discussão permanente sobre a cultura e intelectualidade potiguar, sempre aberto a novas contribuições. Quer saber o que as cabeças pensantes da terrinha opinam? Passa no Substantivo do Tácito. Todo dia tem muitas novidades. Atualização constante a todos os momentos.

 

11 – Moacy Cirne – http://balaiovermelho.blogspot.com/

Moacy Cirne é escritor, dramaturgo, poeta, zineiro, especialista em cinema, especialista em quadrinhos, professor universitário, respeitado em todo o Brasil, autoridade em vários assuntos. Deste blogueiro, conta com respeito e admiração. Um dos pioneiros na internet, quando migrou seu Balaio Porreta do impresso para os e-mails e depois para o blogspot, Moacy sempre se mostrou a frente do seu tempo. Mas como dizia Campos de Carvalho: “Não sou eu que ando fora de tempo. É o tempo.”

 

12 – Kripterion – http://www.kriterion.zlg.br/

No blogue do Jairo Lima não tem papo furado. A regra é bem simples: acesse e esteja pronto para boas leituras!

 

13 – Pablo Capistrano – www.pablocapistrano.com.br ou http://colunas.digi.com.br/author/pablo/

No post anterior eu já defini Pablo como uma das mentes mais brilhantes que atuam no cenário intelectual natalense. Esses dois endereços acima servem para que o internauta possa ler suas crônicas. O primeiro é de sua página pessoal onde há informações completas sobre os livros do autor, muitas crônicas armazenadas e dados diversos. A segunda é da sua coluna na Diginet, com textos atualizados semanalmente (ou quase) a respeito de temas que misturam erudição com cultura pop, filosofia com cotidiano, alta literatura com o nosso dia-a-dia. Aproveitem!

 

14 – Lívio Oliveira – http://oteoremadafeira.blogspot.com/

Um blogue com as impressões sobre cultura do grande entusiasta e poeta Lívio Oliveira.

 

15 – Lado R – http://ladorsemcolchetes.blogspot.com/

Ao lado dos garotos da “Revista Catorze” e do blogue “O Inimigo”, o coletivo “Lado R” manda ver na cobertura cultural, divulgando o que de melhor se produz no rock, no cinema, e na contracultura de uma forma geral. Eles mantém o blogue acima e o zine impresso “ERRADO” que será distribuído nas duas noites do Festival Dosol 2009.

 

16 – Cleyciany – http://cleycianne.blogspot.com/

Henrique Neto deu a dica e eu fiquei estupefacto. Trata-se do melhor blogue sobre religião que já acessei. Talvez seja a coisa mais linda que li na internet desde a crônica emocionada que Crístian de Saboia escreveu quando sua poodle Maria do Socorro perdeu a virgindade. Acessem e digam amém!

 

17 – Minus Garfield – http://garfieldminusgarfield.net/

Um dos blogues mais geniais da internet mundial nasceu de uma ideia simples. “E se tirássemos Garfield das tirinhas do Garfield?” O resultado são situações inusitadas, aborrecidas e engraçadíssimas em que o dono do gato, John convive com a solidão, a depressão e um vazio existencial insuportável. Sensacional!

 

18 – Malvados – www.malvados.com.br

Sou fã entusiasmado do trabalho de André Dahmer. A mente criativa, diabólica e maravilhosa deste sequelado cartunista já me fez rir muitas vezes. Que sua mente continue fértil e nos trazendo tirinhas insanas e axiomas subversivos. Afinal, somos todos malvados!

 

19 – Daniel Sour – http://www.disfuntorerectil.blogspot.com/

O escritor, desenhista, músico e filósofo mossoroense Daniel Sour é um dos autores que (um dia) vamos lançar pela editora Jovens Escribas. Um pouco do seu trabalho, escritos, ilustrações e humor non-sense podem ser vistos neste blogue pessoal cheio de boas referências.

 

20 – O Inimigo – http://www.oinimigo.com/blog/

Com a indicação do sítio de “O INIMIGO”, página cultural dos jornalistas Hugo Morais e Alexis Peixoto fecho a lista da santíssima trindade de cultura jovem natalense. São eles: “Revista Catorze”, “Lado R” e “O Inimigo”.

 

Aproveito para fechar também a lista e espero que essa lista seja útil para que você navegue com segurança, bom conteúdo, informação de qualidade e, claro, diversão garantida.

Anúncios

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: